Papelão ondulado: propriedades, características e fabricação

O papelão ondulado é formado pela união de elementos planos e ondulados; o ondulado, denominado miolo, e os planos capas, tais elementos são fixados uns aos outros, alternadamente, por um adesivo aplicado no topo das ondas.

Tanto o miolo quanto a capa são obtidos a partir de fibras de celulose – seja de matéria-prima renovável (fibras virgens) ou de papel reciclado, (reprocessados a partir de aparas).

A classificação do papel ondulado é definida pelo número de capas e miolos utilizados em sua estrutura:

Leia também: Os benefícios da embalagem de papelão

Propriedades

O papelão ondulado está presente em nosso cotidiano. Ele é responsável pelo transporte e proteção de aproximadamente 75% dos produtos embalados no planeta.

A combinação de capa e miolo gera um material leve, resistente, e versátil na especificação de resistência mecânica, resultando em embalagens customizadas, que melhor contribuem para a armazenagem, movimentação, e transporte, sua boa capacidade de receber diferentes tipos de impressões, assim como inesgotável possibilidade de designer, favorecem a exposição do produto no ponto de venda.

Reciclável

O papelão ondulado é um material 100% reciclável e totalmente produzido a partir de matérias-primas renováveis. É amigo da natureza e sustentável, o que o define como um produto competitivo e de excelente custo-benefício.

Características e Fabricação 

O papelão ondulado é fabricado em uma máquina chamada onduladeira e cada onda é formada de acordo com o perfil do cilindro ondulador, cumpre destacar que os diferentes perfis formam diferentes espessuras e número de ondas por superfície.

Para que as chapas sejam transformadas em caixas e outros acessórios, são processadas em máquinas de corte-vinco, as mesmas que permitem a impressão, sendo estas, planas ou rotativas, no processo pode-se contar com outras operações, agregadas por outras máquinas de conversão, tais como: coladeiras, grampeadeiras, vincadeiras etc.

Fonte: empapel.org.br