Confira as principais tendências de embalagens para 2023
Nos últimos três anos, o setor de embalagens sofreu um crescimento significativo, impulsionado pela pandemia, o que gerou até mesmo falta de matéria-prima, como papelão. Entre abril e junho, a busca por embalagens de papel e papelão ondulado tiveram um crescimento de 5,3%, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagem – Abre. Esse percentual foi impulsionado pela retomada da economia e entrada de recursos, como o FGTS.
No entanto, no aspecto geral de 2022, o segmento sentiu uma leve retração de 3%, aproximando-se dos resultados de 2019. Ainda assim, a demanda por embalagens segue com bons resultados.
Agora surge o questionamento: “o que esperar do setor para 2023?” Mais do que números, quais seriam as tendências em embalagens de papelão para o próximo ano? Nós te respondemos neste texto!
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5 tendências do mercado de papelão para 2023
Embalagens Sustentáveis – Não é de hoje que a sustentabilidade vem se tornando uma grande preocupação das marcas. Isso porque os consumidores já demonstram uma preferência por empresas que se comprometem com o bem-estar do meio ambiente e realizam ações para ajudá-lo.
Então, apostar em materiais que podem ser reciclados ou reutilizados é uma grande oportunidade para as empresas mostrarem seu engajamento com os cuidados com o planeta. Apostar em embalagens de papelão ondulado é uma ótima opção para a marca que busca mais sustentabilidade.
Embalagens Minimalistas – O minimalismo já é uma tendência vista no mercado de vestuários e acessórios, por exemplo. Por isso, algumas marcas de e-commerce e varejo também já trouxeram esse estilo para as embalagens, com pouco design gráfico e mais clean. O famoso “menos é mais”.
Para os consumidores que gostam de consumir marcas minimalistas, o ideal é que as embalagens também conversem com o público-alvo e entrem nessa moda, unindo simplicidade e sofisticação.
Embalagens Interativas – A interação já invadiu os museus, exposições e, até mesmo, obras artísticas, agora ela chega também ao universo das embalagens. Para isso, a marca inclui um QR Code na caixa, o qual pode levar o consumidor para um conteúdo interessante ou redes sociais. Isso depende da estratégia da instituição e do segmento em que ela atua.
Muitos e-commerces usam a embalagem para facilitar e aprimorar a jornada do cliente no pós-compra, seja incluindo um cupom de desconto ou página de solicitação de trocas. Tudo é válido se fizer sentido para o público.
Embalagens Funcionais – É possível transformar a embalagem em um meio de colher feedbacks do cliente, sabia? Como mencionamos anteriormente, cada vez mais as caixas são interativas e servem como uma reforçar a sua comunicação com o cliente.
Por isso, e-commerces que não têm esse contato físico com o consumidor optam por incluir um QR Code na embalagem, o qual leva o comprador para uma página de pesquisa de satisfação.
Assim, é possível colher feedbacks e aprimorar a experiência do consumidor. Uma embalagem, mil e uma funções, não é mesmo?
Embalagens Personalizadas – As embalagens personalizadas são excelentes para impactar os clientes com a sua marca até mesmo após a venda.
Incluir a identidade e comunicação da empresa nas caixas é uma boa estratégia de marketing, porque fortalece a sua marca, seja na exposição nas prateleiras de uma loja ou ao ir do centro de vendas do e-commerce até chegar na casa do consumidor.
Além disso, em lojas físicas, muitos clientes se sentem atraídos pela embalagem e acabam sentindo desejo de comprar. Afinal, há quem “julgue o livro apenas pela capa”. Por isso, a tendência é que as embalagens personalizadas e que reflitam a identidade da marca sejam cada vez mais queridas por quem compra.
Então, gostou de conferir as tendências de embalagens para 2023? Se você é empresário, é hora de preparar as suas caixas para atender os desejos dos consumidores!