Como embalar, transportar e armazenar corretamente seus produtos frágeis?
Quem trabalha numa fábrica e convive com a logística dos produtos sabe que todas as cargas precisam ser embaladas, armazenadas e transportadas com muito cuidado. Caso contrário, o prejuízo é certo.
Pensando em produtos mais frágeis, a atenção e os protocolos devem ser infinitamente maiores ou seus produtos podem quebrar e causar insatisfações ao cliente que espera pela encomenda e certamente vai querer outro novinho e sem danos.
Mas não se desespere que seguindo algumas recomendações é possível embalar e armazenar produtos frágeis com total segurança.
Tenha cuidado com a armazenagem
Planeje um local onde serão armazenados somente os produtos frágeis. Muitos misturam tudo e aí os problemas aparecem, principalmente no empilhamento.
É comum o colaborador empilhar os pacotes de maneira inadequada, danificando os produtos antes mesmo de eles saírem para o transporte. Se for preciso, o ideal é alugar um armazém com soluções logísticas desenvolvidas especialmente para evitar danos às cargas sensíveis.
Use embalagens e proteções adequadas
Parece óbvio, mas tem muito produto de qualidade com embalagem errada ou improvisada. Por isso, além de pensar no armazenamento, é fundamental ter uma embalagem com acessórios adequados, que servirão para proteger o produto dentro das caixas. Uma boa escolha nesse sentido diminui muito as chances de acidentes durante o armazenamento e transporte.
Outro ponto crucial é o tamanho da caixa. As embalagens devem ser condizentes com o volume do produto, para que ele não fique solto ou apertado lá dentro. A caixa deve ser pensada para cada produto, evitando improvisos na hora de empacotá-lo, colocando a integridade da mercadoria em risco.
Nesse contexto, as caixas de papelão ondulado apresentam ótimas soluções. Além de leves, oferecem um bom custo-benefício e protegem contra agentes externos variados, como luz e poeira. Se necessário, até podem ser acrescentadas camadas de material para construir caixas mais resistentes.
Além disso, elas são altamente personalizáveis, tanto no tamanho quanto no formato e acabamento. Permitem impressões publicitárias em boa qualidade para atrair a atenção dos consumidores ou demais conteúdos informativos pertinentes ao que está sendo armazenado.
E tem mais: há diversas opções de materiais para preencher os eventuais espaços vazios no interior da caixa de papelão: plástico bolha, almofadas de ar, divisórias, espaçadores ou cantoneiras. O importante é que os produtos fiquem no lugar e não sejam jogados de um lado para o outro pelos movimentos ocasionados durante o transporte.
Deixe explícitas as fragilidades
Precaução nunca é demais, portanto, não hesite em colocar indicações claras nas embalagens, informando que seus conteúdos são frágeis e devem ser manejados cuidadosamente.
Indique também se houver produtos pontiagudos ou afiados sendo transportados, já que eles podem romper a embalagem com mais facilidade e colocar a integridade física dos funcionários e consumidores em risco.
Lembre-se de que até os clientes podem se confundir e ser descuidadosos com a encomenda. Assim, a indicação de conteúdo frágil deve servir a todos os públicos que vão ter contato com o produto, desde quando ele sai do armazém até seu destino final.